quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O Tio do Interior e o Anjo da Guarda



Meu tio do interior se dedicou à orquidofilia durante anos de sua vida. Sua coleção, despretenciosa, tinha como destaque os tipos "Labiata". Sabe aquelas que possuem uma espécie de boca no meio, geralmente de cor diferente das pétalas?
No orquidário dele tinham flores de cores tradicionais, como os vários tons de rosa e lilás, até chegar naquelas que mais me causavam curiosidade. Tinham tigradas, pintadas...tinha até uma que parecia mini-girafas em pencas! Mas a que mais me lembro era uma que dava uma flor completamente verde. Olhava e pensava:"_Será que ela ainda tem que amadurecer?"
Meu tio não tem mais o orquidário. Mudou de casa para um apartamento. Decisão racional e imutável.
O interior, que já não é mais tanto interior assim, me desiludiu.
Um dia, depois da extinção do orquidário familiar, decidi organizar as orquídeas que tinha espalhadas pelo jardim de casa. Sabe aquelas que você vai ganhando e abandona em um canto qualquer? Algumas resistiram, outras não. 
Pois é que eu digo: garanto que tenho anjo da guarda...
Não fazia idéia de como cuidar daquelas "meninas". 
A situação estava crítica...tinha vaso com formigueiro dentro!
Foi então que resolvi ir na loja de jardinagem mais perto de casa. Comprei vasos, cascas e outros apetrechos para iniciar os trabalhos (ou seria a matança...).
Na loja, sabe aquele rapaz que carrega as coisas para o carro e a gente se sente super superior a ele? Pois é...ele viu o que eu estava comprando e me disse que todo primeiro Sábado do mes tinha reunião de orquidófilos ali na loja. E com olhar muito sábio, sugeriu que iria me fazer muito bem a mim e as minhas plantinhas se eu fosse. E o tal Sábado, já era no dia seguinte! 
Fui, conheci, amei, aprendi e não parei de aprender até hoje.
Obrigada, anjinho!


*a orquídea da foto é um dendrobium, também conhecido como "olho de boneca". Com pouquíssimos cuidados e sem mistérios, ela nos presenteia com uma explosão de flores lindas. Minhas orquídeas ainda estão se recuperando dos replantes, podas e outros carinhos que eu tive que fazer pelo bem delas...